O que é 'Comunicação Visual'?


Bom, para começar 'Comunicação Visual' é todo meio de comunicação expresso com a utilização de componentes visuais, como: signos, imagens, desenhos, gráficos, ou seja, tudo que pode ser visto. O termo comunicação visual é bastante abrangente e não precisa ser limitado a uma única área de estudo ou atuação, embora o termo possa ter o mesmo sentido de design visual.
O nosso trabalho é passar com uma maior qualidade a mensagem de cada material, seja música, arte, desenho, imagens etc... 
Como podem notar, hoje no mundo moderno, o uso de imagens muitas vezes torna-se mais eficaz que o uso de texto para veicular uma informação. A imagem atinge o receptor instantaneamente, enquanto o texto precisa ser lido e interpretado, dando margem a desvios de compreensão. A imagem é imediatista, o receptor só percebe que foi atingido depois que absorveu a informação. 
Como vimos, a Comunicação Visual é muito usada na propaganda, pois exige menos tempo para veicular uma ideia do que o texto necessitaria, e como a propaganda precisa atingir rápido o público, nada mais eficaz que recursos imagéticos.
A Comunicação Visual está tão inserida no contexto da sociedade contemporânea que na maior parte das vezes passa despercebida, pois não somente a propaganda a utiliza, mas também elementos essenciais do funcionamento das cidades, como as placas sinalizadoras de trânsito e os semáforos, e os elementos indicativos culturais, como as cruzes nos topos das igrejas, etc. Todos estes são exemplos de elementos da Comunicação Visual, chamados signos – símbolos que partem de um significante e determinam um significado sem que seja necessariamente utilizado texto verbal.
Mais do que apenas fazer parte da sociedade, a Comunicação Visual é parte fundamental dela, pois executa o papel de levar a informação sem demandar muito tempo do receptor, e sem perder a eficácia.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Comunicação_visual

Estátisticas

assine o feed

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Colaboradores

Assine e receba informções no E-mail

Junte-se à equipa! Através da subscrição do seu email: